ATUALIDADE NO ENSINO DE FUNÇÕES: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores

  • Matheus Kinceski Pires Universidade Federal do Paraná
  • Tania Teresinha Bruns Zimer Universidade Federal do Paraná

Palavras-chave:

Função afim, Função quadrática, Revisão sistemática, Shulman

Resumo

Este artigo explora a aprendizagem de alunos sobre função afim e função quadrática em pesquisas que já foram realizadas em turmas do 9º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Utilizou-se como metodologia a revisão sistemática e análise à luz de Shulman (1986). O trabalho reflete sobre estratégias de ensino dessas funções, tomando como motivação a experiência prática de um dos autores da pesquisa em tela, exercido em uma turma de reforço, onde se utilizou o software Geogebra para estimular o interesse dos alunos pelo conteúdo. A pesquisa, de caráter qualitativo e quantitativo, visa analisar artigos do Encontro Nacional de Educação Matemática das edições XII (2016), XIII (2019) e XIV (2022). Objetivou-se analisar como os conteúdos de função afim e de função quadrática são ensinados atualmente. Revelou-se uma diversidade de abordagens, com efeitos em aspectos emocionais, e ausência de um referencial teórico dominante.

Biografia do Autor

Matheus Kinceski Pires, Universidade Federal do Paraná

Universidade Federal do Paraná; Professor de Matemática da rede estadual de educação do Paraná e licenciado em Matemática pela Universidade Federal do Paraná (2023). Lattes: http://lattes.cnpq.br/4155699326532547. ORCID: https://orcid.org/0009-0008-1847-2280 E-mail: matheus_k00@hotmail.com

Tania Teresinha Bruns Zimer , Universidade Federal do Paraná

Universidade Federal do Paraná; Professora na Universidade Federal do Paraná, Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Paraná (1994), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2002) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2008). Lattes: http://lattes.cnpq.br/4977133890075023. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9353-7944. E-mail: taniatbz@ufpr.br

Downloads

Publicado

2025-01-27