ATUALIDADE NO ENSINO DE FUNÇÕES: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
Palavras-chave:
Função afim, Função quadrática, Revisão sistemática, ShulmanResumo
Este artigo explora a aprendizagem de alunos sobre função afim e função quadrática em pesquisas que já foram realizadas em turmas do 9º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Utilizou-se como metodologia a revisão sistemática e análise à luz de Shulman (1986). O trabalho reflete sobre estratégias de ensino dessas funções, tomando como motivação a experiência prática de um dos autores da pesquisa em tela, exercido em uma turma de reforço, onde se utilizou o software Geogebra para estimular o interesse dos alunos pelo conteúdo. A pesquisa, de caráter qualitativo e quantitativo, visa analisar artigos do Encontro Nacional de Educação Matemática das edições XII (2016), XIII (2019) e XIV (2022). Objetivou-se analisar como os conteúdos de função afim e de função quadrática são ensinados atualmente. Revelou-se uma diversidade de abordagens, com efeitos em aspectos emocionais, e ausência de um referencial teórico dominante.