Sobre a Revista

EXPEDIENTE
Editora Chefe: Profa. Dra. Luciana de Moura Ferreira (UNINTA)
Editores Executivos: Dra. Márcia Cristiane Ferreira Mendes (UNILAB), Dr. Valdeney Alves de Lima (UESPI), Ma. Anaisa Alves de Moura (UNINTA), Dra. Stela Lopes Soares (UNINTA), Dra. Maria Aparecida Alves da Costa (IFCE) e Dr. Rômulo Carlos de Aguiar (UVA - UNINTA)
Diagramação: Rogério Cardoso Prado
Revisão dos artigos: Os próprios autores
Endereço: Associação Igreja Adventista Missionária – AIAMIS - Rua Antônio Rodrigues Magalhães, 359, bairro Dom Expedito, Sobral - CE, 62.050-100
Editora AIAMIS
Periodicidade: Fluxo Contínuo
ISSN:
https://revistas.aiamis.com.br/index.php/edeinfo/about
E-mail: revedeinfo@uninta.edu.br



A Revista Educação, Ensino e Interdisciplinaridade em Foco - Edeinfo, tem a finalidade de ampliar as produções cientificas e  democratizá-las.  A EdeinFo, sendo uma revista criada em 2024, propiciará uma produção qualificada do conhecimento. Dessa maneira, percebendo as potencialidades das pesquisas e de publicizar mais ainda os conhecimentos produzidos nas academias que pensamos na criação da Revista com o título "Educação, Ensino e Interdisciplinaridade em Foco (Edeinfo)”.

O seu objetivo é publicar artigos científicos, relatos de experiência e entrevistas, oriundos de resultados de pesquisa acadêmica, que tragam discussões sobre teorias, práticas de ensino, interdisciplinaridade no âmbito educacional e nacional e internacional, que colaborem com a ampliação do conhecimento. 

O periódico possui caráter formativo, ou seja, preza pela formação de jovens editores e novos pesquisadores, adotando avaliação aberta para troca conhecimentos.  

O público-alvo a que se destina Revista "Educação, Ensino e Interdisciplinaridade em Foco (Edeinfo)", são pesquisadores da área de ensino e da educação, professores e alunos da educação básica e superior e demais profissionais interessados nos referidos temas.

A EdeinFo é editada em português, em versão on line, e recebe submissões, em fluxo contínuo, no idioma português, inglês e espanhol.

A revista não estabelece grau mínimo de titulação para autores interessados na submissão de manuscritos, no entanto, aconselha que sejam orientados por mestres e/ou doutores. O número máximo de autores são cinco e não se publica mais de dois textos de um autor por número.

A "Educação, Ensino e Interdisciplinaridade em Foco (Edeinfo)", tem uma dimensão multidisciplinar focada em descobertas recentes das diversas área do conhecimento. Com isso, os autores poderão submeter suas produções para que muitos pesquisadores tenham conhecimento do que se tem produzido na atualidade numa perspectiva de ver o que é inovador na e para a ciência.

 O foco da revista versa nas áreas educacionais, do ensino e da interdisciplinaridade que o conhecimento pode proporcionar. Além de ter a intenção de incluir professores de Universidades Estaduais, Federais e Privadas, de vários Estados, promovendo o conhecimento das realidades educacionais locais e das produções cientificas feitas pelos professores e discentes.

 A revista é chancelada pela mantenedora Associação Adventista Missionaria - AIAMS, com sede na cidade de Sobral – CE. A AIAMIS agrega outras faculdades na cidade de Sobral, dentro do estado do Ceará e de outros estados do Brasil, contribuindo para a formação de pesquisadores e de novos profissionais em todas as areas do conhecimento. A cada ano vem inovando, crescendo e promovendo o ensino, a educação, e de formar profissionais capacitados para atenderem o mercado de trabalho.

Processo e critérios de Avaliação dos Artigos e Arbitragem

Os artigos, relatos de experiência e entrevista serão apreciados inicialmente pela Comissão Editorial, que realiza uma triagem inicial averiguando adequação às normas e ao foco e escopo, especialmente no que concerne ao uso do template. Os textos que estiverem de acordo com as normas e foco da Educação, Ensino e Interdisciplinaridade serão encaminhados para pesquisadores de diferentes instituições de ensino e pesquisa, preferencialmente doutores,  pareceristas ad hoc, em função da competência no tema/assunto da submissão, garantindo-se o processo de avaliação aberta por pares. Nessa ocasião, os pareceristas irão declarar a inexistência de conflito de interesse e a disponibilidade ou não para realizar a avaliação; no caso de declínio outro avaliador é adicionado para o exercício da tarefa avaliativa.

Para o aceite final do manuscrito será necessário a aprovação, que pode se dar de maneira direta ou com sugestão de alterações. 

Após essa fase do processo de avaliação, os autores serão notificados com o recebimento dos pareceres emitido. Os textos aprovados sem ressalvas serão diretamente enviados para o Conselho Editorial Científico, que poderá solicitar ajustes para qualificar a conteúdo da publicação ou encaminhar para editoração sem observaçãoes. Caso o texto dependa de modificações, as alterações propostas serão enviadas aos autores, que decidirão se concordam em empreendê-las para dar continuidade ao processo de avaliação ou não, de acordo com as sugestões dos pareceristas ad hoc, no prazo definido pelo editor. No caso de discordância nas recomendações obrigatórias, a submissão é arquivada. No caso de aceite das recomendaçãoes, as modificações introduzidas no texto deverão ser grifadas para efeito de verificação pelo editor, que realiza a conferência do atendimento ou não das alterações solicitadas, decidindo de maneira final pela publicação ou não do manuscrito.

A responsabilidade legal pela correção linguística, normalização e tradução idiomática do título, resumo e palavras-chave são de responsabilidade do(s) autor(es).

Importa salientar que como a avaliação dos textos submetidos será realizada abertamente, revelando a identidade de autores e avaliadores. A Educação, Ensino e Interdisciplinaridade (EdeinFo) solicita que os autores já incluam seus dados pessoais no arquivo do manuscrito.

O tempo para avaliação das submissões será de até 4 (quatro) meses.

Periodicidade

Educação, Ensino e Interdisciplinaridade (EdeinFo) iniciou no ano de 2024 adotando um volume único com publicação em fluxo contínuo. Ou seja, a medida em que os manuscritos vão sendo aprovados, eles são publicados; não havendo o represamento de manuscritos aprovados.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso aberto e livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que a disponibilização gratuita do conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Política de Privacidade

Os autores possuem direitos autorais, sem restrição, aos seus textos.

A revista A Educação, Ensino e Interdisciplinaridade (EdeinFo) solicita ao autor que a republicação integral dos manuscritos seja realizada apenas após dois anos da sua veiculação na EdeinFo, e fazendo referência ao endereço eletrônico em que primeiramente foi veiculado.

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros. No entanto, os dados inseridos no arquivo do texto serão disponibilizados publicamente.

Protocolo de interoperabilidade
A revista "Educação, Ensino e Interdisciplinaridade (EdeinFo)" está hospedada na plataforma OJS/PKP e utiliza o protocolo de interoperabilidade Open Archives Initiative Protocol for Metadata Harvesting - OAI-PMH.

Fomento
A revista Educação, Ensino e Interdisciplinaridade (EdeinFo) é apoiada pela Centro Universitário Inta - Uninta. Fomenta-se a disseminação científica em acesso aberto, sem custo aos leitores e aos autores.

Ética e boas práticas na publicação

A Revista Educação, Ensino e Interdisciplinaridade (EdeinFo) é um periódico com arbitragem científica, objetivando assegurar os mais elevados padrões de ética na publicação. Desse modo, é relevante e necessária a concordância dos agentes envolvidos no processo de publicação - Editores, Conselho Científico, Pareceristas ad hoc e Autores - relacionada aos padrões de comportamento ético. Tomando-se como referência o Código de Conduta e Normas de Boas Práticas para Editores de Periódicos do Committee on Publication Ethics (COPE).

Para detectar possíveis plágios, todos os manuscritos submetidos à Edeinfo serão analisados por softwares anti-plágio. Se houver suspeita de um incidente de plágio, o processo de avaliação será interrompido e os autores serão solicitados a fornecer esclarecimentos.
Má conduta e comportamento antiético tais como plágio, redundância (publicação dupla), dados fabricados, conflitos de interesse ou problemas éticos (por exemplo, violação de patentes protegidas, experimentos com animais ou humanos sem o devido a rigor ético) podem ser identificados e trazidos à atenção do editor a qualquer momento, por qualquer pessoa.
Quem quer que informe o editor ou editor de tal conduta deve fornecer informações e evidências suficientes para que uma investigação seja iniciada. Todas as alegações devem ser levadas a sério e tratadas da mesma maneira, até que uma decisão ou conclusão definitiva seja alcançada.

No caso de detecção de má conduta, dependendo do tipo e da gravidade do caso, os autores poderão sofrer uma ou mais das seguintes penalidades:
1) Ser formalmente esclarecido sobre eventuais mal-entendidos que incorreram em desvios de conduta.
2) Ser mencionado em um aviso formal ou editorial da revista detalhando a má conduta.
3) Ter o caso formalmente relatado para a chefia ou agência de financiamento do autor má conduta.
4) Ser impedido de submeter novos manuscritos à revista.