Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

A responsabilidade pelo conteúdo do manuscrito é exclusiva do(s) autor(es), ou seja, a revista "Educação, Ensino e Interdisciplinaridade em Foco (Edeinfo)" não se responsabiliza pelos dados, opiniões e conteúdos encaminhados para publicação.

Ao enviar o manuscrito para a revista "Educação, Ensino e Interdisciplinaridade Em Foco (Edeinfo)"o autor compromete-se a não encaminhar para outro(s) veículo(s) de publicação pelo prazo de seis meses, a contar da data do envio.

As propostas devem ser submetidas via internet seguindo o template disponibilizado pela revista.

Para o envio dos manuscritos todos os autores deverão estar cadastrados na revista com seus respectivos metadados inseridos.  Importa esclarecer que é obrigatório o preenchimento dos seguintes campos: nome completo, e-mail, país, URL com o link do LATTES (em caso de brasileiros), ORCID, afiliação institucional e mini currículo. O preenchimento dessas informações deve estar tanto no perfil dos autores cadastrado na revista quanto no documento do word.

Os manuscritos devem ser encaminhados em arquivo Word for Windows, versão 6.0 ou superior, com extensão (.doc), em fonte Arial, tamanho 12, em folha de formato A4, com espaçamento 1,5 entre linhas, margens superior, inferior e laterais de 2,5 cm. Os artigos devem ter a extensão mínima de 15 páginas e máxima de 22 páginas (salvo excepcionalidades publicadas); e os relatos de experiência devem ter a extensão mínima de 8 e máxima de 12 páginas (salvo excepcionalidades publicadas). Deve-se colocar a identificação e todas as informações solicitadas no template porque realizamos avaliação aberta por pares, sem preservação de anonimato, seja dos autores ou avaliadores.

Os manuscritos poderão possuir no máximo cinco autores(as), igualmente responsáveis pelo texto, salvo excepcionalidades justificadas, sendo preferencialmente pelo menos um com título de mestre ou doutor. 

A revista não estabelece grau mínimo de titulação para autores interessados na submissão de manuscritos, no entanto, aconselha que sejam orientados por mestres e doutores.

Considerando-se o fluxo contínuo adotado a partir de 2024, deve-se respeitar o máximo de 2 publicações por ano do mesmo autor ou coautor.

Se o artigo estiver sendo enviado para um dossiê, os autores devem mencionar na submissão, no campo “Comentários ao Editor”, o nome do dossiê.

título deve vir em português e inglês, com caixa alta, centralizado, negrito. Ele deve conter, no máximo, 15 palavras (conta-se artigos, preposições etc.).

Os resumos devem ter no mínimo 100 e no máximo 150 palavras, vir em português e inglês, acompanhados de palavras-chave (no mínimo três e no máximo cinco). A fonte será Arial, tamanho 11, com espaçamento entre linhas simples.

Todos os tipos de trabalhos para serem avaliados deverão conter, os seguintes elementos: Introdução (apresentando a problematização do estudo, assim como uma contextualização científica), Metodologia, Resultados e Discussões, Referências.

Em caso de entrevista, o texto consiste na apresentação de uma entrevista com pesquisador(a) de reconhecida produção acadêmica no campo da educação. A entrevista poderá ser realizada com pesquisador(a) reconhecido(a) no campo da Educação, no Brasil ou exterior. Poderá ser apresentada em português, espanhol ou inglês. Sugere-se que sejam realizadas entre 5 e 8 questões, no máximo.

Vale ressaltar que, em casos de relato de experiência, recomenda-se que a experiência seja apresentada nos resultados com diálogo com autores.

As referências devem seguir as normas da ABNT e inseridas tanto no sistema da revista, durante a submissão, quanto no arquivo do Word ou em outro editor de texto. Recomenda-se a utilização de referencial teórico atualizado.

As notas devem ser usadas, somente quando estritamente necessário para algum esclarecimento, no fim do texto. Seus textos devem ser sucintos, corpo 10, alinhados à esquerda e com espaçamento simples. Elas devem ser apresentadas em algarismos arábicos, com numeração única e consecutiva para todo o texto.

No caso de pesquisas envolvendo seres humanos, recomenda-se que seja encaminhado, em documento suplementar, os Termos de Consentimento Livre e Esclarecidos (TCLE), correspondentes aos participantes da pesquisa ou o parecer de aprovação do comitê de ética. Adotamos como orientação consultiva as Resoluções do Código de Ética vigente que regem as boas práticas em pesquisa científica (Resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde e Resolução 510/2016 (Pesquisas em Ciências Humanas e Sociais). Em conformidade com as boas práticas da ciência aberta, informamos que é necessário mencionar qualquer conflito de interesse existente, bem como inserir o referenciamento e a disponibilização dos dados utilizados e gerados pela pesquisa, código de programa de processamentos de dados e outros materiais subjacentes ao texto para efeitos de avaliação, reuso e reprodutibilidade.

 

Ilustrações

As tabelas, quadros e gráficos devem ser inseridas no corpo do texto com títulos e legendas em acordo com as normas da ABNT. As figuras devem ser evitadas.

 

Citações

As citações no texto devem utilizar o sistema autor-data e seguir as normas da ABNT para esse sistema.

Em citações diretas ou literais o nome do autor fora de parênteses tem apenas a inicial maiúscula e dentro de parênteses, todas as letras maiúsculas (AUTOR, data, página). Para citações de até três linhas, usam-se aspas, sem itálico. Citações com mais de três linhas, são recuadas 4 cm da margem esquerda, fonte tamanho 10, espaçamento simples, sem aspas e sem itálico.

Em citações indiretas, se o nome do autor estiver inserido no texto, usa-se apenas a inicial maiúscula com a data entre parênteses. Caso o nome do autor venha entre parênteses, todas as letras em maiúscula e a data, sem a necessidade de colocar a página.

As menções de autores no texto subordinar-se-ão às Normas Técnicas da ABNT  NBR 10520, agosto 2023. Exemplos:

Mendes (2023); (Soares, 2023).

  • As referências no final do texto precisam obedecer às Normas Técnicas da ABNT, NBR 10520, agosto 2023.

Não utilizar travessão (______), ao contrário, repetir o nome do autor, quando houver mais de uma referência do mesmo. Exemplos:

 

  • Livro

MOURA, Anaísa Alves de.; MENDES, Márcia Cristiane Ferreira (org) Educação e interdisciplinaridade: teoria e prática. 3. ed. Ponta Grossa - PR: Atena, 2023.

 

  • Capítulo de livro

 

MENDES, Márcia Cristiane Ferreira. et al. Avaliação no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA): Feedback como Processo Estimulativo da Aprendizagem. In: MOURA, Anaísa Alves de.; MENDES, Márcia Cristiane Ferreira (org) Educação e interdisciplinaridade: teoria e prática. 3. ed. Ponta Grossa - PR: Atena, 2023. p. 301-312.

 

  • Artigo até três autores:

 

VASCONCELOS, José Gerardo; FIALHO, Lia Machado Fiuza; LOPES, Tânia Maria Rodrigues. Educação e liberdade em Rousseau. Educação & Formação, v. 3, n. 8, p. 210-223, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/278/206. Acesso em: 02 jan. 2020.

 

  • Artigo a partir de quatro autores:

 

MENDES, Márcia Cristiane Ferreira. et al. Avaliação no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA): Feedback como Processo Estimulativo da Aprendizagem. In: MOURA, Anaísa Alves de.; MENDES, Márcia Cristiane Ferreira (org) Educação e interdisciplinaridade: teoria e prática. 3. ed. Ponta Grossa - PR: Atena, 2023. p. 301-312.

 

  • Tese e dissertação

MENDES, Márcia Cristiane Ferreira. Não Posso Ser Professora da Aldeia, Mas Posso Ser Prefeita Da Cidade”: Biografia De Iraci Cassiano Soares, 2022. 255 f. Tese (Doutorado em 2022) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2022. Disponível em: https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=107337. Acesso em: 27 mai. 2024.

COSTA, Maria Aparecida Alves da. Maria Cinobelina Alves: docência na Escola Normal (1981-1988). Dissertação (Mestrado em Educação)  Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2019. Disponível em: http://www.uece.br/ppge/noticias/dissertacoes/ Acesso em: 06 jan. 2020.

  • Monografia

MENDES, Márcia Cristiane Ferreira. Da Memória a História: Argentina Pereira Gomes e as suas contribuições à Educação Paraibana.  58f. Monografia (Curso de Pedagogia) – Centro de Educação – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2009.

  • Trabalho apresentado em evento

MENDES, Marcia Cristiane Ferreira; COSTA, Maria Aparecida Alves da; FIALHO, Lia Machado Fiuza; BRANDENBURG, Cristina. Iolanda dos Santos Mendonça: la participación de las mujeres en los movimientos indígenas (1970-2000). In: VIII Encuentro Internacional de Historia Oral Y Memorias, 2019, Bogotá. Anais [...] Bogotá, 2019. p. 1-12. Disponível em: https://www.historiaoral.org.br/conteudo/view?ID_CONTEUDO=103. Acesso em: 06 jan. 2020.

  • Entrevista

LÚCIO. Entrevista. Fortaleza, 17 maio. 2015

  • Artigo ou matéria de Jornal

OLIVEIRA, Sara. Como os jovens sentem os livros e a cidade. O Povo, Fortaleza, 16 de agosto de 2019. Seção O Povo Educação. Disponível em: https://digital.opovo.com.br/opovoeducacao/ Acesso em: 06 jan. 2020.

  • Documentos eclesiásticos

FREGUESIA DA GLORIOSA Sant'Ana do Seridó. Termo de matrimônio de Ana Joaquina do Sacramento e Francisco Correia d'Avila. Vila Nova do Príncipe, 1812. In: MEDEIROS FILHO, Olavo de. Velhas famílias do Seridó. Brasília: Centro Gráfico do Senado Federal, 1981.

FREGUESIA DA GLORIOSA Sant'Ana do Seridó. Assento de óbito de Caetano Barbosa de Araújo. Vila Nova do Príncipe, 1842. In: MEDEIROS FILHO, Olavo de. Velhas famílias do Seridó. Brasília: Centro Gráfico do Senado Federal, 1981.

Testamento

SILVA, Caetano de Souza. Testamento. Caicó/Freguesia da Gloriosa Senhora Sant'Ana, 1890. (Documento manuscrito de 22 de julho de 1890, sob a guarda do Laboratório de Documentação Histórica do Centro de Ensino Superior do Seridó/LABORDOC − Caicó).

Legislação educacional, Constituição, mensagem governamental

BRASIL. Decreto nº 19.444, de 01 de dezembro de 1930. Dispõe sobre os serviços que ficam a cargo do Ministério da Educação e Saúde Pública, e dá outras providências. Disponível em: Acesso em: 13 fev. 2013.

BRASIL. Constituição dos Estados Unidos do Brasil (10 de novembro de 1937). Disponível em: Acesso em: 26 mar. 2013.

BRASIL. Decreto-Lei nº 4.958, de 14 de novembro de 1942. Institui o Fundo Nacional do Ensino Primário e dispõe sobre o Convênio Nacional de Ensino Primário. Disponível em: Acesso em: 25 mar. 2013.

 

 

Declaração de Direito Autoral

Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:

A revista Educação, Ensino E Interdisciplinaridade em Foco (Edeinfo) permite ao/s autor/es os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de cinco anos para o caso de republicação ou referência ao primeiro local de publicação: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/

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Política de Privacidade

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Artigos Científicos

Política padrão de seção

 

Regras para Proposta de Dossiê

Proposta de Dossiê

A proposta deve conter:

- Nome dos proponentes e organizadores, assim como suas respectivas titulações, vínculos institucionais,  principais linhas de pesquisa e número ORCID;
- Definição da temática e delimitação da abrangência dos artigos a ser submetidos;
- Justificativa contendo relevância do tema, viabilidade do dossiê (por exemplo, se já há artigos prontos para publicação, se é fruto de GTs, possibilidade de convite a especialistas nacionais e/ou estrangeiros); pertinência e originalidade na abordagem do tema proposto.                                                                             

- Tradução da chamada a pelo menos um idioma estrangeiro, inglês ou espanhol

Após a aprovação da proposta pela Comissão Editorial da EDEINFO, os organizadores do dossiê deverão elaborar uma chamada pública de artigos, a ser publicada no site da Revista, contendo também um cronograma com os prazos de submissão, avaliação dos artigos e divulgação dos resultados, ajustes dos artigos aceitos e envio do dossiê à Comissão Editorial.

Regras para dossiês

1.Os dossiês deverão ter no mínimo 8 e no máximo 12 artigos.
2.Quem for organizar o dossiê não precisará se preocupar com os artigos avulsos que sempre são publicados.
3.O organizador do dossiê deverá submeter cada artigo ou o conjunto de artigos a pelo menos dois pareceristas (um parecerista pode avaliar mais de um artigo, caso haja necessidade).
4.Todos os artigos deverão ser submetidos através do portal eletrônica da revista.
5.Os artigos devem ser escritos de acordo com as normas da revista.
6.Alguns dos artigos do dossiê podem ser de autores convidados, e outros devem ser selecionados a partir de chamada pública de artigos a ser feita no site da Revista.
7.De preferência, deve haver pesquisadores internacionais ou brasileiros de renome internacional entre os convidados a participar do dossiê.
8.Os organizadores de dossiês ficam responsáveis pela verificação de que os artigos selecionados contenham todos os metadados obrigatórios preenchidos, incluindo títulos e palavras-chave em língua estrangeira e o número de cadastro dos autores na plataforma ORCID.

 

Política de Privacidade

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Artigos

Processo e critérios de Avaliação dos Artigos e Arbitragem

Os artigos, relatos de experiência e entrevista serão apreciados inicialmente pela Comissão Editorial, que realiza uma triagem inicial averiguando adequação às normas e ao foco e escopo, especialmente no que concerne ao uso do template. Os textos que estiverem de acordo com as normas e foco da Educação, Ensino e Interdisciplinaridade serão encaminhados para pesquisadores de diferentes instituições de ensino e pesquisa, preferencialmente doutores, pareceristas ad hoc, em função da competência no tema/assunto da submissão, garantindo-se o processo de avaliação aberta por pares. Nessa ocasião, os pareceristas irão declarar a inexistência de conflito de interesse e a disponibilidade ou não para realizar a avaliação; no caso de declínio outro avaliador é adicionado para o exercício da tarefa avaliativa.

 

Para o aceite final do manuscrito será necessário a aprovação, que pode se dar de maneira direta ou com sugestão de alterações. 

 

Após essa fase do processo de avaliação, os autores serão notificados com o recebimento dos pareceres emitido. Os textos aprovados sem ressalvas serão diretamente enviados para o Conselho Editorial Científico, que poderá solicitar ajustes para qualificar a conteúdo da publicação ou encaminhar para editoração sem observações. Caso o texto dependa de modificações, as alterações propostas serão enviadas aos autores, que decidirão se concordam em empreendê-las para dar continuidade ao processo de avaliação ou não, de acordo com as sugestões dos pareceristas ad hoc, no prazo definido pelo editor. No caso de discordância nas recomendações obrigatórias, a submissão é arquivada. No caso de aceite das recomendações, as modificações introduzidas no texto deverão ser grifadas para efeito de verificação pelo editor, que realiza a conferência do atendimento ou não das alterações solicitadas, decidindo de maneira final pela publicação ou não do manuscrito.

 

A responsabilidade legal pela correção linguística, normalização e tradução idiomática do título, resumo e palavras-chave são de responsabilidade do(s) autor(es).

 

Importa salientar que como a avaliação dos textos submetidos será realizada abertamente, revelando a identidade de autores e avaliadores. A Educação, Ensino e Interdisciplinaridade (EdeinFo) solicita que os autores já incluam seus dados pessoais no arquivo do manuscrito.

 

O tempo para avaliação das submissões será de até 4 (quatro) meses.

 

Periodicidade

Educação, Ensino e Interdisciplinaridade (EdeinFo) iniciou no ano de 2024 adotando um volume único com publicação em fluxo contínuo. Ou seja, a medida em que os manuscritos vão sendo aprovados, eles são publicados; não havendo o represamento de manuscritos aprovados.

 

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso aberto e livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que a disponibilização gratuita do conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Política de Privacidade

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