CULTURA AFRO-BRASILEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ATIVIDADES COM AS BONECAS ABAYOMI

Autores

  • Nathalie Santana Andrade Haussler Universidade Federal do Amapá
  • Selma Gomes da Silva Universidade Federal do Amapá

Palavras-chave:

Bonecas abayomi, Cultura afro-brasileira, Educação infantil

Resumo

Este relato de experiência aborda a inclusão da história e cultura afro-brasileira no currículo da Educação Infantil. A Lei nº 10.639/2003 estabeleceu a obrigatoriedade de ensinar a “História e Cultura Afro-Brasileira” nas escolas, favorecendo a discussão de temas sensíveis, como o racismo. Evidencia-se a relevância dessa lei para a Educação Infantil. Embora a legislação não especifique sua aplicabilidade nessa etapa de ensino, é essencial que os professores promovam a integração desse conhecimento nas atividades junto às crianças. A experiência em questão trata da confecção de bonecas Abayomi, símbolos da cultura africana, visando desenvolver habilidades alinhadas à Base Nacional Comum Curricular, além de promover diálogos sobre história, identidade e diversidade. Os resultados validam a possibilidade da implementação da citada lei nas atividades em sala de aula e evidenciam como as bonecas Abayomi contribuem para o desenvolvimento de habilidades e para a valorização da cultura afro-brasileira na Educação Infantil.

Biografia do Autor

Nathalie Santana Andrade Haussler, Universidade Federal do Amapá

Universidade Federal do Amapá; Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva pela Universidade Federal do Amapá (PROFEI/UNIFAP); Professora da Educação Infantil da Rede Estadual e Municipal de Educação do Amapá em Macapá. Lattes: https://lattes.cnpq.br/3600275587442382 ORCID: https://orcid.org/0009-0004-9679-9829 E-mail: lie_andrade@hotmail.com

Selma Gomes da Silva, Universidade Federal do Amapá

Universidade Federal do Amapá; Psicóloga, Doutora em sociologia, docente da Universidade Federal do Amapá, professora e coordenadora do Curso de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (PROFEI/UNIFAP). Lattes: http://lattes.cnpq.br/1380611093265384 ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1798-5750 E-mail: selma@unifap.br

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Publicado

2025-01-27