DOM CASMURRO EM PODCAST: PRODUÇÕES DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Ângela do Nascimento de Sousa Universidade Federal do Maranhão
  • Késsia Mileny de Paulo Moura Universidade Federal do Maranhão

Palavras-chave:

Língua Portuguesa, Dom Casmurro, Mídia Digital, Podcast

Resumo

O ensino de língua Portuguesa passa por sérios desafios, uma vez que nem sempre desperta o interesse dos alunos, principalmente quando envolve a leitura e produção textual. O presente trabalho visa relatar a experiência de (re)leituras da obra Dom Casmurro por meio do recurso midiático podcast, desenvolvida junto a uma turma de oitavo ano do ensino fundamental, de uma escola da rede pública de um município do interior do Maranhão, com vistas a identificar as contribuições das mídias no fomento às aulas. Trata-se de uma pesquisa-ação, utilizando também como instrumento de geração de dados uma roda de conversa com os participantes das atividades. Por meio deste trabalho, foi possível perceber que os discentes demonstraram entusiasmo com a leitura do clássico de Machado de Assis, que nos faz concluir que a proposta trouxe potencial ao trabalho em sala de aula com o clássico da literatura.

 

Biografia do Autor

Ângela do Nascimento de Sousa, Universidade Federal do Maranhão

Universidade Federal do Maranhão; Graduada em Letras (UEMA). Professora de Ensino Fundamental (U.I.C.A.) e Ensino Médio (Professora Marcelina Noia Alves). Mestranda em Educação e Práticas Educativas PPGEPE/UFMA/CCIM. Lattes: http://lattes.cnpq.br/4684498173147426 ORCID: https://orcid.org/0009-0003-8153-8426 E-mail: angela.ns@discente.ufma.br

Késsia Mileny de Paulo Moura , Universidade Federal do Maranhão

Universidade Federal do Maranhão; Doutora em Informática na Educação (UFRGS). Mestra em Educação e Graduada em Pedagogia (UFPB). Professora Associada do Curso de Pedagogia (UFMA/CCIM). Lattes: https://lattes.cnpq.br/4399361929829646 ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5124-1432 E-mail: kessia.moura@ufma.br

Downloads

Publicado

2025-01-27