DOM CASMURRO EM PODCAST: PRODUÇÕES DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Palavras-chave:
Língua Portuguesa, Dom Casmurro, Mídia Digital, PodcastResumo
O ensino de língua Portuguesa passa por sérios desafios, uma vez que nem sempre desperta o interesse dos alunos, principalmente quando envolve a leitura e produção textual. O presente trabalho visa relatar a experiência de (re)leituras da obra Dom Casmurro por meio do recurso midiático podcast, desenvolvida junto a uma turma de oitavo ano do ensino fundamental, de uma escola da rede pública de um município do interior do Maranhão, com vistas a identificar as contribuições das mídias no fomento às aulas. Trata-se de uma pesquisa-ação, utilizando também como instrumento de geração de dados uma roda de conversa com os participantes das atividades. Por meio deste trabalho, foi possível perceber que os discentes demonstraram entusiasmo com a leitura do clássico de Machado de Assis, que nos faz concluir que a proposta trouxe potencial ao trabalho em sala de aula com o clássico da literatura.