ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURRICULAR EM EDUCAÇÃO FÍSICA: RELATOS DE UMA PRÁTICA ACADÊMICO

Autores

  • Antonio Antunes Coimbra Araújo Pedrosa Universidade Estadual do Ceará
  • Ianny Lima de Queiroz dos Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
  • Marina Cruz Macedo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Palavras-chave:

Educação Física, Ensino Fundamental, Estágio Supervisionado Curricular, Formação Docente

Resumo

 

Nesse relato objetiva-se apresentar as experiências e aprendizagens obtidas durante o Estágio Curricular Supervisionado realizado em uma escola municipal da cidade de Caucaia-CE. A metodologia aplicada foi de abordagem qualitativa, em que  utilizamos do método descritivo e o qual explana um relato de experiência. No estudo proposto discutir sobre a experiência com turmas de 6º e 7º ano, em que trouxeram perspectivas reflexivas acerca das atividades e suas abordagens, além dos desafios encontrados, como problemas com a infraestrutura, a interação com os alunos, implementação das aulas, adaptação do processo de observação para a regência e suporte do supervisor. Conclui-se que o período do estágio é de grande valia para a área de Educação Física e almejamos que outras escritas de relatos sobre o Estágio Curricular Supervisionado sejam propostas, no desejo que os graduandos possam se valer da escrita acadêmica e que estas possam auxiliar em suas práticas.

Biografia do Autor

Antonio Antunes Coimbra Araújo Pedrosa, Universidade Estadual do Ceará

Universidade Estadual do Ceará; Graduado em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Graduado em Educação Física pela UECE. Integrante do Grupo de Pesquisa Corponexões: Corpo, Cultura e Sociedade - IFCE. Lattes: http://lattes.cnpq.br/2236416499161332 ORCID: https://orcid.org/0009-0003-6049-8488 E-mail: antunespedrosa1@gmail.com

Ianny Lima de Queiroz dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará; Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Graduada em Educação Física pelo IFCE campus Juazeiro do Norte. Especialista em Docência no Ensino. Superior. Integrante do Grupo de Pesquisa Corponexões: corpo, cultura e sociedade. Lattes: http://lattes.cnpq.br/4622227421289256 ORCID: https://orcid.org/0009-0002-1707-1369 E-mail: ianny.santos@ifce.edu.br

Marina Cruz Macedo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará; Graduada em Educação Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) campus Juazeiro do Norte. Pós-graduada em Metodologia do Ensino da Educação Física. Integrante do Grupo de Pesquisa Corponexões: corpo, cultura e sociedade. Lattes: https://lattes.cnpq.br/2730888002860239 ORCID: https://orcid.org/0009-0008-1742-3268 E-mail: marinacruzmacedoprof@gmail.com

Downloads

Publicado

2025-01-27