FORMAÇÃO CONTINUADA PARA A ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS/AS: EXPERIÊNCIA DE CÍRCULOS DIALÓGICOS FREIRIANOS

Autores

  • Milene Gonçalves Pereira Universidade Regional do Cariri
  • Cícera Sineide Dantas Rodrigues Universidade Regional do Cariri
  • Hugo de Melo Rodrigues Secretaria de Educação do Ceará

Palavras-chave:

Concepção freiriana, Educadores/as, Encontros formativos

Resumo

A formação continuada de educadores/as para alfabetização de adultos/as é a temática central deste relato de experiência, constituído por um recorte de um projeto de extensão vinculado à Pró-reitoria de extensão da Universidade Regional do Cariri (PROEX-URCA), em parceria com a Associação Comunitária Amigos de Dom Bosco (ACADB), em Juazeiro do Norte-CE. O estudo objetiva relatar as principais experiências educativas vivenciadas na formação continuada de educadores/as caririenses sobre a alfabetização de adultos/as, primeira etapa do projeto de extensão. De base qualitativa, o estudo segue o método da pesquisa-ação, através, inicialmente, da realização de um curso de extensão, organizado em 08 (oito) círculos dialógicos, embasados na concepção freiriana de educação. A partir das experiências educativas desenvolvidas nos encontros com os/as educadores/as, constatou-se que a atividade extensiva repercutiu positivamente na formação dos participantes, contribuindo de algum modo, com a transformação individual e social, através da construção dialógica e coletiva de saberes.

Biografia do Autor

Milene Gonçalves Pereira, Universidade Regional do Cariri

Universidade Regional do Cariri; Graduando do Curso de Pedagogia da Universidade Regional do Cariri, bolsista do Projeto de Extensão “Da leitura de mundo à leitura da palavra”: formação e alfabetização de adultos/as, em parceria com a Associação Comunitária Amigos de Dom Bosco (ACADB), disponibilizado pela PROEX. Lattes: http://lattes.cnpq.br/9511637174923053. ORCID: https://orcid.org/0009-0008-2733-3725 E-mail: milene.goncalves@urca.br

Cícera Sineide Dantas Rodrigues, Universidade Regional do Cariri

Universidade Regional do Cariri; Doutora em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professora Adjunta do Departamento de Educação da Universidade Regional do Cariri (URCA). Professora permanente do Mestrado Profissional em Educação-MPEDU-URCA. Líder do Grupo de Pesquisa em Didática, Docência e Educação (GEPEDE). Lattes: http://lattes.cnpq.br/9202540752323983 ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7131-4707 E-mail: sineide.rodrigues@urca.br

Hugo de Melo Rodrigues, Secretaria de Educação do Ceará

Secretaria de Educação; Doutor em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Pesquisador Grupo de Estudos Investigação em Arte, Ensino e História (IARTEH/UECE). Pesquisador Grupo de Estudos em Didática, Docência e Educação (GEPEDE/URCA-UFC). Lattes: http://lattes.cnpq.br/6903550052006685. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2356-4290 E-mail: hugode@hotmail.com

Downloads

Publicado

2025-01-27