FORMAÇÃO CONTINUADA PARA A ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS/AS: EXPERIÊNCIA DE CÍRCULOS DIALÓGICOS FREIRIANOS
Palavras-chave:
Concepção freiriana, Educadores/as, Encontros formativosResumo
A formação continuada de educadores/as para alfabetização de adultos/as é a temática central deste relato de experiência, constituído por um recorte de um projeto de extensão vinculado à Pró-reitoria de extensão da Universidade Regional do Cariri (PROEX-URCA), em parceria com a Associação Comunitária Amigos de Dom Bosco (ACADB), em Juazeiro do Norte-CE. O estudo objetiva relatar as principais experiências educativas vivenciadas na formação continuada de educadores/as caririenses sobre a alfabetização de adultos/as, primeira etapa do projeto de extensão. De base qualitativa, o estudo segue o método da pesquisa-ação, através, inicialmente, da realização de um curso de extensão, organizado em 08 (oito) círculos dialógicos, embasados na concepção freiriana de educação. A partir das experiências educativas desenvolvidas nos encontros com os/as educadores/as, constatou-se que a atividade extensiva repercutiu positivamente na formação dos participantes, contribuindo de algum modo, com a transformação individual e social, através da construção dialógica e coletiva de saberes.