AUTOBIOGRAFIA: ESTUDO SOBRE A PEDAGOGIA AUTOBIOGRÁFICA COMO FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

  • Laisa Bibiano Nascimento Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
  • Luis Eduardo Torres Bedoya Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Palavras-chave:

Educação, Formação docente, Pedagogia autobiográfica, Práxis Humana

Resumo

Este artigo, objetiva discutir a importância que a pedagogia autobiográfica tem no processo de formação docente. Isso porque o método autobiográfico, direciona a centralidade de estudos para os professores no eixo de debates de problemáticas e investigações educacionais escolares. A autobiografia é uma ciência que dá sentido a acontecimentos e experiências da vida, contemplando o indivíduo para um projeto de si, portando-se como possibilidade. A metodologia empregada é de natureza qualitativa através de estudos bibliográficos acerca de discussões que recorrem sobre a dimensão saber autobiográfico em três sentidos, sendo este como  práxis humana educadora, a sua necessidade inserida na formação docente, como também se intensificando para um saber decolonial. Neste estudo foi possível entender que a autobiografia constitui um olhar para si e para o outro, resgatando memórias representativas de significados que podem ser ressignificados no processo de formação dos educadores para compreender a realidade e os processos educacionais.

Biografia do Autor

Laisa Bibiano Nascimento, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira; Bacharela em Humanidades (UNILAB), cursando Pedagogia (UNILAB), integrante do grupo de pesquisa e exprentensão LAPDEA - Laboratório de Pesquisas e Estudos Psicossociais sobre Desenvolvimento, Aprendizagem, Afetos e Relações Humano-Ambientais e também participante voluntário do grupo de Pesquisa. Lattes:https://lattes.cnpq.br/4431555107655652 ORCID: https://orcid.org/0009-0006-7069-5591. E-mail: laisabibiano14@gmail.com

Luis Eduardo Torres Bedoya, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira Prof. Dr. em Educação. Mestre em Ciências da Religião. Licenciatura em Filosofia. Bacharelado em Teologia. Atua no campo da pesquisa autobiográfica em educação, antropologia da educação, ensino religioso, afrocentricidade, decolonialidade Lattes: http://lattes.cnpq.br/6106127394220373. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7849-9695. E-mail:luchobedoya@unilab.edu.br

Downloads

Publicado

2025-01-27