AUTOBIOGRAFIA: ESTUDO SOBRE A PEDAGOGIA AUTOBIOGRÁFICA COMO FORMAÇÃO DOCENTE
Palavras-chave:
Educação, Formação docente, Pedagogia autobiográfica, Práxis HumanaResumo
Este artigo, objetiva discutir a importância que a pedagogia autobiográfica tem no processo de formação docente. Isso porque o método autobiográfico, direciona a centralidade de estudos para os professores no eixo de debates de problemáticas e investigações educacionais escolares. A autobiografia é uma ciência que dá sentido a acontecimentos e experiências da vida, contemplando o indivíduo para um projeto de si, portando-se como possibilidade. A metodologia empregada é de natureza qualitativa através de estudos bibliográficos acerca de discussões que recorrem sobre a dimensão saber autobiográfico em três sentidos, sendo este como práxis humana educadora, a sua necessidade inserida na formação docente, como também se intensificando para um saber decolonial. Neste estudo foi possível entender que a autobiografia constitui um olhar para si e para o outro, resgatando memórias representativas de significados que podem ser ressignificados no processo de formação dos educadores para compreender a realidade e os processos educacionais.