O IMPACTO DA ORGANIZAÇÃO DOS ESPAÇOS NA AQUISIÇÃO DA LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Maria Geanne Moreira da Silva Prefeitura Municipal de Caucaia
  • Larissa Maia de Sousa Nava Prefeitura Municipal de Caucaia

Palavras-chave:

Ambientes de aprendizagem, Educação Infantil, Espaços, Pedagogias participativas

Resumo

O presente estudo qualitativo, baseado em pesquisa bibliográfica, teve como objetivo refletir sobre o impacto da organização dos espaços impacta na aquisição da leitura e escrita na Educação Infantil, partindo da questão central: como a organização dos espaços impacta na aquisição da leitura e escrita na Educação Infantil? Por meio de uma seleção criteriosa de livros, artigos científicos e documentos normativos, buscou-se destacar a importância de um ambiente bem planejado para a promoção da autonomia e exploração das crianças. A partir da análise inferiu-se que a configuração intencional dos espaços e a escolha cuidadosa dos materiais estimularam a aprendizagem ativa e participativa. Além disso, evidencia-se que a qualidade das interações entre adultos e crianças foi essencial para potencializar o aprendizado, reforçando a necessidade de ambientes que promovam a exploração lúdica e a expressão criativa. A organização do espaço foi, portanto, entendida como um fator pedagógico crucial para o desenvolvimento das competências literárias na infância.

Biografia do Autor

Maria Geanne Moreira da Silva, Prefeitura Municipal de Caucaia

Prefeitura Municipal de Caucaia; Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2013), Especialista em Educação Infantil pela Faculdade Plus (2019), Professora de Educação Infantil da Rede Municipal de Caucaia-CE. Lattes: http://lattes.cnpq.br/9351958387652401. ORCID: https://orcid.org/0009-0008-1393-8774. E-mail: geannemsilva@gmail.com

Larissa Maia de Sousa Nava, Prefeitura Municipal de Caucaia

Prefeitura Municipal de Caucaia; Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará – UFC, Especialista em Alfabetização, Letramento e Educação Infantil, Professora da Rede Municipal de Caucaia-CE. Pós-graduanda em Gestão escolar e Assessoria Pedagógica pela UFCA. Lattes: https://lattes.cnpq.br/2183112066829030. ORCID: https://orcid.org/0009-0008-1800-2545E-mail: larissamaiasnava@gmail.com

Downloads

Publicado

2025-01-27