O IMPACTO DA ORGANIZAÇÃO DOS ESPAÇOS NA AQUISIÇÃO DA LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Palavras-chave:
Ambientes de aprendizagem, Educação Infantil, Espaços, Pedagogias participativasResumo
O presente estudo qualitativo, baseado em pesquisa bibliográfica, teve como objetivo refletir sobre o impacto da organização dos espaços impacta na aquisição da leitura e escrita na Educação Infantil, partindo da questão central: como a organização dos espaços impacta na aquisição da leitura e escrita na Educação Infantil? Por meio de uma seleção criteriosa de livros, artigos científicos e documentos normativos, buscou-se destacar a importância de um ambiente bem planejado para a promoção da autonomia e exploração das crianças. A partir da análise inferiu-se que a configuração intencional dos espaços e a escolha cuidadosa dos materiais estimularam a aprendizagem ativa e participativa. Além disso, evidencia-se que a qualidade das interações entre adultos e crianças foi essencial para potencializar o aprendizado, reforçando a necessidade de ambientes que promovam a exploração lúdica e a expressão criativa. A organização do espaço foi, portanto, entendida como um fator pedagógico crucial para o desenvolvimento das competências literárias na infância.