A LUDICIDADE NA APRENDIZAGEM DE CONCEITOS DE ADIÇÃO COM RESERVA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Palavras-chave:
Ensino Fundamental, Letramento Matemático, Ludicidade, Prática Pedagógica.Resumo
A matemática é um campo de conhecimento que provém da construção humana. Contudo, muitas vezes o ensino dessa ciência nas escolas é realizado de maneira desinteressante, desarticulado, tradicional e assim, não desperta no aluno uma aprendizagem significativa. Sendo assim, este trabalho teve como objetivo geral refletir sobre a contribuição da ludicidade para a aprendizagem de conceitos de adição com reserva nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Este trabalho surgiu a partir da realização da atividade “Pescaria da Matemática”, em uma sala de aula do 3º ano do ensino fundamental no município de Cascavel-Ceará em 2024. Evidenciou-se com essa prática que a ludicidade estimula nos alunos o desejo de participar ativamente da brincadeira, favorece a interação entre as crianças e por fim, mostra ao docente de forma direta como está a aprendizagem do educando com relação ao conteúdo.