A LUDICIDADE NA APRENDIZAGEM DE CONCEITOS DE ADIÇÃO COM RESERVA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Maria Leticia de Sousa David Universidade Federal do Ceará
  • Francisca Joselena Ramos Barroso Secretaria Municipal de Educação

Palavras-chave:

Ensino Fundamental, Letramento Matemático, Ludicidade, Prática Pedagógica.

Resumo

A matemática é um campo de conhecimento que provém da construção humana. Contudo, muitas vezes o ensino dessa ciência nas escolas é realizado de maneira desinteressante, desarticulado, tradicional e assim, não desperta no aluno uma aprendizagem significativa. Sendo assim, este trabalho teve como objetivo geral refletir sobre a contribuição da ludicidade para a aprendizagem de conceitos de adição com reserva nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Este trabalho surgiu a partir da realização da atividade “Pescaria da Matemática”, em uma sala de aula do 3º ano do ensino fundamental no município de Cascavel-Ceará em 2024. Evidenciou-se com essa prática que a ludicidade estimula nos alunos o desejo de participar ativamente da brincadeira, favorece a interação entre as crianças e por fim, mostra ao docente de forma direta como está a aprendizagem do educando com relação ao conteúdo.

Biografia do Autor

Maria Leticia de Sousa David, Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará; Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Ceará (PPGE/UFC). Possui Especialização em Gestão Escolar, pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI). Possui Especialização em Ludopedagogia, pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI). É Graduada em Pedagogia, pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Lattes: http://lattes.cnpq.br/7883770428695365. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9091-9536. E-mail: leticiadavid16@gmail.com

Francisca Joselena Ramos Barroso , Secretaria Municipal de Educação

Secretaria Municipal de Educação; Especialização em Alfabetização e Letramento, pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI). Possui Especialização na Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicada pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Professora efetiva da Secretaria Municipal de Educação de Cascavel – CE nos anos iniciais do ensino fundamental. É Graduada em Pedagogia, pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Lattes: http://lattes.cnpq.br/1836895758288923. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2563-8655E-mail: joselenabarroso12@gmail.com

Downloads

Publicado

2025-01-27