CONTAÇÃO DE HISTÓRIA: ESTRATÉGIA LÚDICA NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Autores

  • Naianne Costa da Silva Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Meiry Fernandes da Silva Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Karen Yasmim Alves Oliveira Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Aprendizagem, Ensino, História, Ludicidade

Resumo

A pesquisa aborda o resgate da contação de história como estratégia lúdica no processo educativo, considerando que na contemporaneidade existem diversos métodos tecnológicos lúdicos como estratégia no processo de ensino e aprendizagem. Dessa forma, busca-se compreender de qual forma a contação de história pode ser considerada uma estratégia lúdica vantajosa para os processos de ensino e aprendizagem? A pesquisa de abordagem qualitativa desenvolveu-se a partir do método pesquisa bibliográfica. O objetivo do trabalho visa resgatar a contação de história como auxílio no processo de aquisição de conhecimentos, corroborando que desde os primórdios a contação de história é uma prática utilizada é bastante benéfica para o desenvolvimento cognitivo e social do sujeito. A relevância do tema reside no crescimento do uso das tecnologias, resolvemos trazer o resgate dessa ferramenta que foi importante nos processos educativos, buscando compreender se continua sendo uma ferramenta importante no ensino e aprendizagem. Através dos resultados encontrados, compreendemos que a contação de história por meio da ludicidade acarreta com diversas contribuições para o processo de ensino aprendizagem.

Biografia do Autor

Naianne Costa da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Graduanda do curso de Licenciatura em Pedagogia, da Faculdade de Educação na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte ( FE/UERN); Discente bolsista do programa de Educação Tutorial - PET Pedagogia (SESu/MEC). Lattes: http://lattes.cnpq.br/5336467421720677. ORCID: https://orcid.org/0009-0005-2676-7773E-mail: naiannecostanc@gmail.com

Meiry Fernandes da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Graduanda do curso Pedagogia na UERN. Bolsista do Programa de Educação Tutorial - PET Pedagogia (SESU/MEC); Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa Contexto e Educação - CONTEXTO (UERN/CNPq). Lattes: http://lattes.cnpq.br/6885933587293471. ORCID: https://orcid.org/0009-0003-3933-530X E-mail: meiryfernandes@alu.uern.br

Karen Yasmim Alves Oliveira, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Graduanda do curso de Licenciatura em Pedagogia, da Faculdade de Educação na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte ( FE/UERN); Discente bolsista do programa de Educação Tutorial - PET Pedagogia (SESu/MEC). Lattes: http://lattes.cnpq.br/7539649520469100. ORCID: https://orcid.org/0009-0003-6978-1984 E-mail: karen.yasmimaalves@gmail.com

Downloads

Publicado

2025-01-27