PIBID E BNC-FORMAÇÃO: ENCONTROS E DESENCONTROS NO CONTEXTO NEOLIBERAL

Autores

  • Cícera Mônica Rodrigues da Silva Universidade Estadual do Ceará
  • Dinajilas Gomes de Melo Santos Universidade Estadual do Ceará
  • Maria Arleilma Ferreira de Sousa Universidade Estadual do Ceará

Palavras-chave:

Diretrizes formativas, Formação docente, PIBID

Resumo

Com a finalidade de trabalhar com o tripé: PIBID, professores/as supervisores/as e BNC-formação continuada, tecemos a seguinte pergunta problema: Qual a relação existente entre o PIBID, a formação continuada dos(as) professores(as) supervisores(as) e a BNC-Formação Continuada? Dessa forma, esse artigo tem como objetivo geral analisar o que está posto nas diretrizes formativas do PIBID por meio dos seus objetivos, direcionando nosso olhar para os(as) professores(as) da Educação Básica e a BNC-Formação Continuada. A pesquisa em andamento é pertinente ao campo da pesquisa educacional, pois trata da formação docente e as políticas públicas voltadas para a educação. O escrito contribui com a literatura bibliográfica que busca compreender os objetivos explícitos e implícitos no Programa PIBID. Em relação a metodologia, o estudo é de caráter qualitativo, tendo como método a pesquisa bibliográfica e documental. Concluiu-se previamente que as diretrizes se encontram e desencontram com facilidade, propondo uma (de)formação docente.

Biografia do Autor

Cícera Mônica Rodrigues da Silva, Universidade Estadual do Ceará

Universidade Estadual do Ceará; Mestranda em Educação e Ensino pela Universidade Estadual do Ceará. Bolsista da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Professora do departamento de História da Universidade Regional do Cariri.  Lattes: http://lattes.cnpq.br/9279186078843587. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3653-4739 E-mail: smonicarodrigues882@gmail.com

Dinajilas Gomes de Melo Santos, Universidade Estadual do Ceará

Universidade Estadual do Ceará; Licenciada em História pela Universidade Regional do Cariri (URCA), membro do Núcleo de Pesquisa em Ensino, História e Cidadania (NUPHISC) e professora da educação básica da rede particular. Lattes: http://lattes.cnpq.br/4502348333350838 ORCID: https://orcid.org/0009-0009-3042-3921 E-mail: dinajilas.gomesdemelosantos@urca.br

Maria Arleilma Ferreira de Sousa, Universidade Estadual do Ceará

Universidade Estadual do Ceará Mini currículo: Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Bolsista da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Lattes: http://lattes.cnpq.br/5308498632287991 ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2912-6320 E-mail: maria.arleilma@aluno.uece.br

Downloads

Publicado

2025-01-27