CATALIZANDO SABERES: EXPERIÊNCIAS E REFLEXÕES NO PIBID EM QUÍMICA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE- UERN
Palavras-chave:
Educação, Ensino de Química, Formação docente, Formação inicialResumo
O PIBID é fundamental na formação inicial de professores/as no Brasil, proporcionando aos/as licenciandos/as em Química da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN uma experiência prática desde o início da formação acadêmica, integrando teoria e prática. Este trabalho visa investigar os impactos do PIBID na formação inicial dos/as professores/as de Química, utilizando uma abordagem qualitativa. Os resultados mostram que a participação no PIBID enriquece a formação teórica e prática dos/as estudantes e fortalece a parceria entre universidade e escolas, oferecendo uma visão realista da docência. A pesquisa destaca a relevância de iniciativas como o PIBID para formar professores/as comprometidos/as e preparados/as, e a importância de políticas públicas que ampliem tais oportunidades para garantir uma educação de qualidade.