CATALIZANDO SABERES: EXPERIÊNCIAS E REFLEXÕES NO PIBID EM QUÍMICA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE- UERN

Autores

  • Maciel Trajano Santana Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC

Palavras-chave:

Educação, Ensino de Química, Formação docente, Formação inicial

Resumo

O PIBID é fundamental na formação inicial de professores/as no Brasil, proporcionando aos/as licenciandos/as em Química da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN uma experiência prática desde o início da formação acadêmica, integrando teoria e prática. Este trabalho visa investigar os impactos do PIBID na formação inicial dos/as professores/as de Química, utilizando uma abordagem qualitativa. Os resultados mostram que a participação no PIBID enriquece a formação teórica e prática dos/as estudantes e fortalece a parceria entre universidade e escolas, oferecendo uma visão realista da docência. A pesquisa destaca a relevância de iniciativas como o PIBID para formar professores/as comprometidos/as e preparados/as, e a importância de políticas públicas que ampliem tais oportunidades para garantir uma educação de qualidade.

Biografia do Autor

Maciel Trajano Santana, Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC

Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica-PPGECT pela Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC. Graduando em Química Bacharelado Pela Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC. Possui graduação em Licenciatura plena em Química pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8519456628642396 . ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3291-6235

E-mail: macyellsantana68@gmail.com

Downloads

Publicado

2024-12-10