NARRATIVA AUTOBIOGRÁFICA DE FORMAÇÃO DOCENTE COM MESTRE DA CULTURA DANDIM

Autores

  • Aracely Albuquerque Vicente Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira
  • Luís Eduardo Torres Bedoya Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira

Palavras-chave:

Mestres de Cultura, Saberes, Experiência de vida, Formação docente

Resumo

A presente pesquisa vem trazer minha experiência de vida numa perspectiva ancestral fundamentada na história de vida do meu avô Dandim que era Mestre da Cultura. E também, sua influência na minha educação cultural e formação docente. O objetivo desta pesquisa é mostrar que estes saberes ancestrais ensinados por Mestre Dandim, sobretudo de origem familiar e raízes indígenas, na busca de compreender a ancestralidade na vida do sujeito em sociedade impactam na formação docente e a educação recebida, possibilita na forma de atuar profissionalmente, mantendo a cultura viva para outras gerações. Para esta reflexão, como referencial teórico utilizei os estudos de Ferrarotti (1988), Passeggi (2011), Rios (2013) e Santos (2006). A metodologia utilizada nesta pesquisa é a autobiografia, tendo como abordagem qualitativa por se tratar de um trabalho em construção. A narrativa nos mostra que, o indivíduo torna-se sujeito social consciente de si, partindo da educação dos outros e, o tempo e espaço, constitui sua própria identidade através da nossa ancestralidade para formação docente.

Biografia do Autor

Aracely Albuquerque Vicente, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira

Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira

Prof. Dr. do Curso de Pedagogia da UNILAB, CE. Realiza estudos no campo da Autobiografia e Educação, Antropologia da Educação, Ensino Religioso, afrocentricidade, decolonialidade.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6106127394220373 . ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7849-9695

E-mail: luchobedoya@unilab.edu.br

Luís Eduardo Torres Bedoya, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira

Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira

Prof. Dr. do Curso de Pedagogia da UNILAB, CE. Realiza estudos no campo da Autobiografia e Educação, Antropologia da Educação, Ensino Religioso, afrocentricidade, decolonialidade.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6106127394220373 . ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7849-9695

E-mail: luchobedoya@unilab.edu.br

Downloads

Publicado

2024-12-10