OS ESPAÇOS COMUNITÁRIOS E SUAS RELAÇÕES CULTURAIS: UMA EXPERIÊNCIA PRÉ-ESCOLAR
Palavras-chave:
Apropriação cultural, Espaços de convivência, Pensamento crítico, Pré-escolaResumo
Este trabalho se refere a uma prática pedagógica em uma turma de educação pré-escolar da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza-Ceará. A pesquisa teve como objetivo possibilitar o acesso dos estudantes ao conhecimento da funcionalidade e das relações culturais que se estabelecem nos espaços de convivência humana. Intrinsecamente foram explorados componentes sociais e históricos presentes, permitindo a abordagem de diversos conteúdos escolares, como, por exemplo, os saberes inerentes à leitura, escrita, matemática e à ciência da natureza. Os resultados atestam que, esses diversos momentos que compuseram a prática pedagógica intencional e sistematizada, na finalidade de contemplar proposições educativas que se complementam, abrangeram elementos das diversas disciplinas escolares, contribuindo para a formação humana integral, lançando bases para o pensamento crítico desde a pré-escola.