OS ESPAÇOS COMUNITÁRIOS E SUAS RELAÇÕES CULTURAIS: UMA EXPERIÊNCIA PRÉ-ESCOLAR

Autores

  • Priscila Braga Monteiro Secretaria Municipal de Educação
  • Petrônio Cavalcante Secretaria Municipal de Educação

Palavras-chave:

Apropriação cultural, Espaços de convivência, Pensamento crítico, Pré-escola

Resumo

Este trabalho se refere a uma prática pedagógica em uma turma de educação pré-escolar da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza-Ceará. A pesquisa teve como objetivo possibilitar o acesso dos estudantes ao conhecimento da funcionalidade e das relações culturais que se estabelecem nos espaços de convivência humana. Intrinsecamente foram explorados componentes sociais e históricos presentes, permitindo a abordagem de diversos conteúdos escolares, como, por exemplo, os saberes inerentes à leitura, escrita, matemática e à ciência da natureza. Os resultados atestam que, esses diversos momentos que compuseram a prática pedagógica intencional e sistematizada, na finalidade de contemplar proposições educativas que se complementam, abrangeram elementos das diversas disciplinas escolares, contribuindo para a formação humana integral, lançando bases para o pensamento crítico desde a pré-escola.

Biografia do Autor

Priscila Braga Monteiro, Secretaria Municipal de Educação

Secretaria Municipal de Educação

Mestra em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (PPGE-UECE); Especialista em Psicopedagogia Clínica e institucional (UECE); graduada em Pedagogia (UECE); Professora da Educação Básica na Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza (SME

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0270570957228958. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1728-871X

E-mail: monteirobpriscila@gmail.com.

Petrônio Cavalcante , Secretaria Municipal de Educação

Secretaria Municipal de Educação

Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Pará (PPGED – UFPA); Mestre em Ensino e Formação Docente (PPGEF – UNILAB/IFCE); Professor da Educação Básica na Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza (SME); graduado em Pedagogia (FAK).

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7686513923423977, ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4732-7014.

E-mail:  petronioprofessor3@gmail.com

Downloads

Publicado

2024-12-10