“PALAVRAMUNDO”: A IMPORTÂNCIA DA LEITURA E DA ESCRITA NO CENTRO INTEGRADO DE ENSINO DE JOVENS E ADULTOS

Autores

  • Matheus Melo dos Santos Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

CIEJA, Educação, Escrita, Leitura, Paulo Freire

Resumo

Este trabalho é fruto da experiência de estágio realizada no Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos Aluna Jéssica Nunes e das discussões realizadas do componente curricular Política e Organização da Educação no Brasil. Em ambas, notou-se a preocupação com a leitura e a escrita na educação de jovens e adultos. Deste modo, decidiu-se pela investigação da importância e do significado dessas atividades para os estudantes. Entende- se que a leitura e a escrita são meios para tornar-se consciente da realidade e transformá-la, por isso, a leitura não é apenas decodificação da palavra escrita, mas um processo amplo de tomada de consciência. Foi observado a rotina escolar, a leitura de obras centrais de Paulo Freire (1987;1996;2009) e a análise do Projeto Político Pedagógico da escola. Sendo assim, este estudo contribui para a compreensão do papel social que o CIEJA realiza para a sociedade e a atualidade das ideias de Freire.

Biografia do Autor

Matheus Melo dos Santos, Universidade de São Paulo

Universidade de São Paulo

Graduado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), da Universidade de São Paulo (USP)

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4481478054196830. ORCID: https://orcid.org/0009-0000-0057-9049

 E-mail: melo.melo@alumni.usp.br

Downloads

Publicado

2024-12-10