SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA PARA O ENSINO DE ECOLOGIA
Palavras-chave:
Ecologia, Ensino por investigação, Protagonismo estudantilResumo
O estudo da relação entre os seres vivos e destes com o meio ambiente possibilita a compreensão da importância de se preservar os recursos ecológicos presentes na natureza. Diante disso, buscou-se desenvolver uma sequência didática investigativa com foco na preparação dos estudantes para relacionar os conceitos ecológicos sobre dinâmica de populações com a sobrevivência das populações de organismos e a sustentabilidades do nosso planeta. A coleta e a análise dos dados foram de natureza exploratória, descritiva com abordagem qualitativa referentes a intervenção em sala de aula. A sequência didática foi aplicada com 35 alunos das 1ª e 2ª séries do ensino médio de uma escola estadual no município de Sousa/PB, utilizando-se metodologias ativas de aprendizagem pautadas no ensino por investigação. Observou-se que os estudantes demonstraram interesse pelo tema, gerando discussões importantes que promoveram a construção do conhecimento de forma lúdica e interativa, despertando reflexão, argumentação, e obtenção de novos conceitos e percepções de mundo.