SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA PARA O ENSINO DE ECOLOGIA

Autores

  • Mirtes Mara Rodrigues Alencar Secretaria do Estado da Educação do Estado da Paraíba
  • Andreza Gama de Menezes Cardoso Secretaria do Estado da Educação e da Cultura
  • Ana Cláudia Sales Rocha Albuquerque Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Ecologia, Ensino por investigação, Protagonismo estudantil

Resumo

O estudo da relação entre os seres vivos e destes com o meio ambiente possibilita a compreensão da importância de se preservar os recursos ecológicos presentes na natureza. Diante disso, buscou-se desenvolver uma sequência didática investigativa com foco na preparação dos estudantes para relacionar os conceitos ecológicos sobre dinâmica de populações com a sobrevivência das populações de organismos e a sustentabilidades do nosso planeta. A coleta e a análise dos dados foram de natureza exploratória, descritiva com abordagem qualitativa referentes a intervenção em sala de aula. A sequência didática foi aplicada com 35 alunos das 1ª e 2ª séries do ensino médio de uma escola estadual no município de Sousa/PB, utilizando-se metodologias ativas de aprendizagem pautadas no ensino por investigação. Observou-se que os estudantes demonstraram interesse pelo tema, gerando discussões importantes que promoveram a construção do conhecimento de forma lúdica e interativa, despertando reflexão, argumentação, e obtenção de novos conceitos e percepções de mundo.

 

Biografia do Autor

Mirtes Mara Rodrigues Alencar , Secretaria do Estado da Educação do Estado da Paraíba

Secretaria do Estado da Educação do Estado da Paraíba

Mestrado em Ensino de Biologia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Atualmente, é professora de Biologia do Estado da Paraíba (SEC.EST.EDUCACAO/PB).

Lattes: https://lattes.cnpq.br/4031570205892536 , ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5556-8539

E-mail:  mirtesmara90@hotmail.com 

Andreza Gama de Menezes Cardoso, Secretaria do Estado da Educação e da Cultura

Secretaria do Estado da Educação e da Cultura

Mestrado em Ensino de Biologia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Atualmente, é professora de Ciências e Biologia do Estado do Rio Grande do Norte (SEEC/RN).

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1443798503135913. , ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5566-2704 , E-mail: andrezagama@hotmail.com.

Ana Cláudia Sales Rocha Albuquerque , Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutorado em Psicobiologia pela Universidade Federal Do Rio Grande do Norte (UFRN).

Atualmente é professora lotada no Departamento de Ciências Biológicas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Lattes: https://lattes.cnpq.br/9180501991200434., ORCID: https://orcid.org./0000-0001-7350-9113 , E-mail: anarocha@uern.br

Downloads

Publicado

2024-12-10