OLHAR SOBRE O PONTENCIAL DO PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE

Autores

  • Jhonatan Lino dos Santos Universidade Federal do Cariri

Palavras-chave:

Initial training, PIBID, Pedagogy

Resumo

Reflete-se neste estudo questões pedagógicas a partir da percepção de um licenciando em Pedagogia, em formação inicial, enquanto ex-pibidiano. O subprojeto na área da Pedagogia foi intitulado “Iniciação à docência: integração tecnológica e a diversidade cultural". Sendo sua duração de 2 anos, de (2022-2024). O objetivo central deste trabalho é refletir sobre os contributos do PIBID para a sistematização de saberes docentes na formação inicial de um graduando em Pedagogia. Os pressupostos metodológicos partiram de uma abordagem qualitativa. O método utilizado aproxima-se à pesquisa autobiográfica.Os resultados obtidos no trabalho favorecem a reflexão sobre os processos formativos no tocante a sala de aula, ao chão da escola, à didática do professor (a), e aos saberes docentes de um ex-pibidiano mobilizados no PIBID.

Biografia do Autor

Jhonatan Lino dos Santos, Universidade Federal do Cariri

Universidade Federal do Cariri

Graduando em Pedagogia, pela Universidade Federal do Cariri (UFCA). Foi bolsista PIBID, com a delimitações de estudos em educação antirracista nos anos iniciais do Ensino Fundamental (2022-2024). Atualmente faz parte do grupo de pesquisa INCINATE, bolsa PIBIC.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4088790690761843 . ORCID: https://orcid.org/0009-0002-0262-5410

 E-mail: jhonatan.lino@aluno.ufca.edu.br

Downloads

Publicado

2024-12-10