INFLUÊNCIAS DE POLÍTICAS PARTIDÁRIA NA GESTÃO ESCOLAR NA GUINÉ-BISSAU

Autores

  • Tcherno Sado Canté Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira CE Brasil (UNILAB).

Palavras-chave:

Gestores escolar, Nomeação, Política partidária

Resumo

Este estudo tem como foco, refletir sobre influências de políticas partidárias na indicação ou nomeação de diretores/gestores escolares nas escolas públicas da Guiné-Bissau a partir de ano 2000. A gestão da educação é uma área importante e indispensável para obtenção de bons resultados do ensino, ela é a base que sustenta a organização e o desenvolvimento do tudo que acontece na escola desde estrutura até nas práticas educativas. Na Guiné-Bissau, ela tem sido sucessivamente desmontada e remontada, situação causada pelas instabilidades política e governativa que assolou o país ao longo dos anos, o que não ajuda na organização e no desenvolvimento do ensino. Metodologicamente optou-se por uma estratégia quantitativa de consultas bibliográfica e fontes de notícias publicadas nos meios de comunicação nacional e internacional sobre acontecimentos que o último desmonte de gestores causou nas cidades a nível nacional; e dialogar com autores/as que desenvolveram estudos sobre educação na Guiné-Bissau, como: Cá (2000), Candé, (2013), Furtado (2005), entre outros.

Biografia do Autor

Tcherno Sado Canté, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira CE Brasil (UNILAB).

Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira CE Brasil (UNILAB).

Curso médio de professores pela Escola Normal Amílcar Cabral Bolama, Guiné-Bissau 2012. Bacharel interdisciplinar em Humanidades pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB), Redenção CE, Brasil 2022. Discente em curso da Licenciatura Plena em Pedagogia da UNILAB Redenção CE 2024.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/00000000000000. ORCID: https://orcid.org/0009-0001-2215-4946

E-mail: tchernosadocante@gmail.com

Downloads

Publicado

2024-12-10