INFLUÊNCIAS DE POLÍTICAS PARTIDÁRIA NA GESTÃO ESCOLAR NA GUINÉ-BISSAU
Palavras-chave:
Gestores escolar, Nomeação, Política partidáriaResumo
Este estudo tem como foco, refletir sobre influências de políticas partidárias na indicação ou nomeação de diretores/gestores escolares nas escolas públicas da Guiné-Bissau a partir de ano 2000. A gestão da educação é uma área importante e indispensável para obtenção de bons resultados do ensino, ela é a base que sustenta a organização e o desenvolvimento do tudo que acontece na escola desde estrutura até nas práticas educativas. Na Guiné-Bissau, ela tem sido sucessivamente desmontada e remontada, situação causada pelas instabilidades política e governativa que assolou o país ao longo dos anos, o que não ajuda na organização e no desenvolvimento do ensino. Metodologicamente optou-se por uma estratégia quantitativa de consultas bibliográfica e fontes de notícias publicadas nos meios de comunicação nacional e internacional sobre acontecimentos que o último desmonte de gestores causou nas cidades a nível nacional; e dialogar com autores/as que desenvolveram estudos sobre educação na Guiné-Bissau, como: Cá (2000), Candé, (2013), Furtado (2005), entre outros.