RECURSOS TÁTEIS ADAPTADOS NO ENSINO DE QUÍMICA

UMA REVISÃO DA LITERATURA

Autores

  • Marcelo Nascimento de Morais Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)
  • Vitória Régia de Oliveira Moura Morais Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)

Palavras-chave:

Ensino, Recursos táteis, Deficientes visuais

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar e compreender a multimodalidade no contexto da produção e uso de recursos táteis adaptados voltados ao ensino de química para estudantes com deficiência visual, utilizando como meio uma revisão da literatura que analisa a exploração e o desenvolvimento de materiais táteis adaptados multimodais. O estudo, de caráter qualitativo e exploratório, utiliza a metodologia de revisão da literatura, analisando artigos científicos dos últimos 16 anos disponíveis na base de dados Periódicos da Capes. O procedimento metodológico inclui uma revisão sistemática sobre a produção e aplicação de recursos táteis para facilitar a comunicação e a representação de modelos e conceitos químicos para estudantes do ensino médio com deficiência visual significativa. Os resultados mostram que, apesar da importância desses recursos, ainda há escassez de estudos nessa área, destacando a necessidade de maior enfoque nessa temática.

Biografia do Autor

Marcelo Nascimento de Morais Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)

Mestre em Ensino (2021) pela UERN. Licenciado em Química pela UEPB (2011). Atualmente é técnico em laboratório de química na UFERSA, e cursa doutorado em Ensino pela Renoen – Campus IFRN – Pau dos Ferros.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7697603065266566, ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2850-9437

 E-mail: marcelomnm1@gmail.com 

Vitória Régia de Oliveira Moura Morais, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)

Mestre em Ensino (2022) pela UERN. Graduada em Psicologia pelas Faculdades integradas de Patos - FIP (2017).

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5497643928208027 , ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0040-7607

E-mail: vitoriaregia.psic@gmail.com

Downloads

Publicado

2024-12-10