A CRISE DA EDUCAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA À LUZ DA PEDAGOGIA HISTÓRICO CRÍTICA

Autores

  • João Batista Mulato Santos Universidade Estadual do Ceará

Palavras-chave:

Educação Pública Brasileira. Banco Mundial. Neoliberalismo. Pedagogia Histórico-Crítica. Saviani.

Resumo

A presente pesquisa objetiva analisar a partir da perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica do educador brasileiro Dermeval Saviani os pressupostos históricos, políticos, econômicos e pedagógicos responsáveis pela crise da educação pública brasileira. Para tanto, confrontamos o viés neoliberal que defende um projeto de educação reprodutor dos valores do capitalismo através de uma exposição histórica, política e filosófica dos desafios enfrentados na educação pública do Brasil. A metodologia utilizada se concentra em procedimento majoritariamente bibliográfico, isto é, as principais obras de Saviani, Escola e Democracia (1983) e Pedagogia Histórico-Crítica (1991). Os resultados alcançados nos possibilitaram nos possibilita refletir sobre o projeto de ser humano almejado por uma educação neoliberal, as conquistas e retrocessos históricos ocorridos na educação brasileira e os desafios enfrentados para a superação da crise educacional.

Biografia do Autor

João Batista Mulato Santos, Universidade Estadual do Ceará

Universidade Estadual do Ceará. Licenciado em Pedagogia (2024) e Filosofia (2013) pela Uece, mestre em Filosofia pela UFC (2014), pesquisador da área de Fundamentos da Educação.

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Publicado

2024-12-10