Diretrizes para Autores
Procedimentos para a publicação
Avaliação e Aceitação
Os trabalhos serão avaliados no mérito científico pelo Conselho Editorial, que decidirá se o trabalho será ACEITO, ACEITO COM RESTRIÇÕES, ou NÃO ACEITO (informando o motivo da recusa).
A aceitação com restrições exigirá que o autor se responsabilize pelas alterações, as quais serão novamente avaliadas. No caso de aceitação, o Conselho Editorial pode corrigir pequenas inadequações, ambiguidades ou falta de clareza pontuais para uniformidade do estilo da revista.
Anonimato e Confidencialidade
Os trabalhos submetidos serão avaliados sem identificação da autoria, e o anonimato do parecerista será mantido durante o processo de revisão.
Critérios de Avaliação
Relevância, pertinência e originalidade do tema.
Contribuição para a área temática em questão.
Qualidade linguística e rigor técnico na comunicação.
Autoria e Contribuições
Cada autor pode publicar apenas um trabalho por número da revista e terá direito a um exemplar da edição.
Até cinco autores por artigo são aceitos, com exceções para a natureza e relevância da pesquisa.
A autoria deve refletir uma contribuição substancial baseada em:
Concepção e projeto ou análise e interpretação dos dados.
Redação do artigo ou revisão crítica do conteúdo intelectual.
Aprovação final da versão a ser publicada.
Contribuições individuais devem ser especificadas, especialmente em revisões bibliográficas.
Ética na Pesquisa
Pesquisas com animais ou voluntários devem ser aprovadas por comissões de ética reconhecidas pelo CONCEA. Pesquisas com humanos devem informar o número do protocolo de aprovação do CEP.
Cover Letter
Junto ao artigo, deve ser enviada uma carta de apresentação (cover letter) com as assinaturas dos autores. O autor responsável é o que assinou a carta, e não a revista ou o Conselho Editorial.
Publicação e Direitos autorais
Após aceitação, o autor de correspondência receberá uma versão em PDF para prova final. O aceite implica a cessão integral dos direitos autorais à REVISTA INTERDISCIPLINAR FORMAR.
Da formatação
Formato do Documento
O manuscrito deve ser produzido em editor de texto compatível, com:
Laudas digitadas em uma só face, tamanho A4.
Fonte Arial 12 para o corpo do texto e Arial 14 para o título (negrito).
Espaçamento 1,5 em todo o texto, incluindo a página de rosto, resumos, ilustrações, agradecimentos e referências.
Laudas numeradas no canto superior direito a partir da página de identificação.
Margens: superior e esquerda de 3 cm; inferior e direita de 2 cm.
Página de Rosto
Deve conter:
Título do artigo em caixa alta e centralizado, em negrito.
Versão do título em inglês, em itálico.
Nome completo dos autores e instituição, centralizado.
Informações de contato do autor responsável, alinhado à esquerda.
Informação se o trabalho é baseado em tese ou dissertação.
Resumos
Em português e inglês (abstract), com até 250 palavras e 3 a 5 palavras-chave (keywords), em parágrafo único e sem recuo.
Referências Bibliográficas
Devem seguir as normas da ABNT NBR 6022:2024 (Normas para Apresentação de Artigos Científicos), NBR 6023:2024 (Referências), NBR 6024:2024 (Apresentação de Numeração de Páginas), e NBR 6028:2024 (Resumos).
Tipos de Artigos
Artigos Originais
Definição: Estudos que apresentam resultados de pesquisas originais e inéditas.
Informações: Máximo de 20 laudas (excluindo tabelas e figuras). Limite de 7 tabelas/figuras e 35 referências.
Artigos de Revisão
Definição: Avaliações críticas e abrangentes da literatura existente sobre um determinado tópico.
Informações: Máximo de 30 laudas. Limite de 3 tabelas/figuras e 50 referências.
Atualizações
Definição: Artigos que abordam o estado atual de um campo de estudo com base em literatura recente.
Informações: Máximo de 10 laudas.
Notas e Informações
Definição: Relatos breves de estudos preliminares ou novos dados relevantes para a área de conhecimento.
Informações: Máximo de 5 laudas e 10 referências.
Cartas
Definição: Comentários, críticas ou sugestões sobre artigos publicados ou questões atuais no campo.
Informações: Máximo de 5 laudas.
Comunicações
Definição: Relatos rápidos de pesquisas em andamento ou conclusões preliminares.
Informações: Máximo de 10 laudas, incluindo tabelas e figuras. Limite de 3 tabelas/figuras e 15 referências.
Notas de Leitura
Definição: Comentários críticos sobre livros ou outras publicações relevantes.
Informações: Máximo de 5 laudas e 10 referências.
Resenhas
Definição: Análises detalhadas de livros, artigos ou outras fontes significativas no campo de estudo.
Informações: Máximo de 6 laudas, com referência bibliográfica completa da obra resenhada.