https://revistas.aiamis.com.br/index.php/edeinfo/issue/feed Educação, Ensino e Interdisciplinaridade em Foco - EdeinFo 2025-01-27T16:48:30-03:00 Márcia Cristiane Ferreira Mendes revedeinfo@uninta.edu.br Open Journal Systems <p>A Revista<strong>Educação, Ensino e Interdisciplinaridade em foco</strong> <strong>- Edeinfo</strong>, tem a finalidade de ampliar as produções cientificas e democratizá-las. O seu objetivo é publicar artigos científicos, relatos de experiência e entrevistas, oriundos de resultados de pesquisa acadêmica, que tragam discussões sobre teorias, práticas de ensino, interdisciplinaridade no âmbito educacional e nacional e internacional, que colaborem com a ampliação do conhecimento. Ademais, a EdeinFo, sendo uma revista criada em 2024, propiciará uma produção qualificada do conhecimento.</p> https://revistas.aiamis.com.br/index.php/edeinfo/article/view/114 PIBID E BNC-FORMAÇÃO: ENCONTROS E DESENCONTROS NO CONTEXTO NEOLIBERAL 2025-01-27T14:52:17-03:00 Cicera Mônica Rodrigues da Silva smonicarodrigues882@gmail.com Dinajilas Gomes de Melo Santos dinajilas.gomesdemelosantos@urca.br Maria Arleilma Ferreira de Sousa maria.arleilma@aluno.uece.br <p>Com a finalidade de trabalhar com o tripé: PIBID, professores/as supervisores/as e BNC-formação continuada, tecemos a seguinte pergunta problema: Qual a relação existente entre o PIBID, a formação continuada dos(as) professores(as) supervisores(as) e a BNC-Formação Continuada? Dessa forma, esse artigo tem como objetivo geral analisar o que está posto nas diretrizes formativas do PIBID por meio dos seus objetivos, direcionando nosso olhar para os(as) professores(as) da Educação Básica e a BNC-Formação Continuada. A pesquisa em andamento é pertinente ao campo da pesquisa educacional, pois trata da formação docente e as políticas públicas voltadas para a educação. O escrito contribui com a literatura bibliográfica que busca compreender os objetivos explícitos e implícitos no Programa PIBID. Em relação a metodologia, o estudo é de caráter qualitativo, tendo como método a pesquisa bibliográfica e documental. Concluiu-se previamente que as diretrizes se encontram e desencontram com facilidade, propondo uma (de)formação docente.</p> 2025-01-27T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Educação, Ensino e Interdisciplinalidade em foco https://revistas.aiamis.com.br/index.php/edeinfo/article/view/115 CONTAÇÃO DE HISTÓRIA: ESTRATÉGIA LÚDICA NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM 2025-01-27T15:09:24-03:00 Naianne Costa da Silva naiannecostanc@gmail.com Meiry Fernandes da Silva meiryfernandes@alu.uern.br Karen Yasmim Alves Oliveira karen.yasmimaalves@gmail.com <p>A pesquisa aborda o resgate da contação de história como estratégia lúdica no processo educativo, considerando que na contemporaneidade existem diversos métodos tecnológicos lúdicos como estratégia no processo de ensino e aprendizagem. Dessa forma, busca-se compreender de qual forma a contação de história pode ser considerada uma estratégia lúdica vantajosa para os processos de ensino e aprendizagem? A pesquisa de abordagem qualitativa desenvolveu-se a partir do método pesquisa bibliográfica. O objetivo do trabalho visa resgatar a contação de história como auxílio no processo de aquisição de conhecimentos, corroborando que desde os primórdios a contação de história é uma prática utilizada é bastante benéfica para o desenvolvimento cognitivo e social do sujeito. A relevância do tema reside no crescimento do uso das tecnologias, resolvemos trazer o resgate dessa ferramenta que foi importante nos processos educativos, buscando compreender se continua sendo uma ferramenta importante no ensino e aprendizagem. Através dos resultados encontrados, compreendemos que a contação de história por meio da ludicidade acarreta com diversas contribuições para o processo de ensino aprendizagem.</p> 2025-01-27T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Educação, Ensino e Interdisciplinalidade em foco https://revistas.aiamis.com.br/index.php/edeinfo/article/view/116 A LUDICIDADE NA APRENDIZAGEM DE CONCEITOS DE ADIÇÃO COM RESERVA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL 2025-01-27T15:24:48-03:00 Maria Leticia de Sousa David leticiadavid16@gmail.com Francisca Joselena Ramos Barroso joselenabarroso12@gmail.com <p>A matemática é um campo de conhecimento que provém da construção humana. Contudo, muitas vezes o ensino dessa ciência nas escolas é realizado de maneira desinteressante, desarticulado, tradicional e assim, não desperta no aluno uma aprendizagem significativa. Sendo assim, este trabalho teve como objetivo geral refletir sobre a contribuição da ludicidade para a aprendizagem de conceitos de adição com reserva nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Este trabalho surgiu a partir da realização da atividade “Pescaria da Matemática”, em uma sala de aula do 3º ano do ensino fundamental no município de Cascavel-Ceará em 2024. Evidenciou-se com essa prática que a ludicidade estimula nos alunos o desejo de participar ativamente da brincadeira, favorece a interação entre as crianças e por fim, mostra ao docente de forma direta como está a aprendizagem do educando com relação ao conteúdo.</p> 2025-01-27T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Educação, Ensino e Interdisciplinalidade em foco https://revistas.aiamis.com.br/index.php/edeinfo/article/view/117 O IMPACTO DA ORGANIZAÇÃO DOS ESPAÇOS NA AQUISIÇÃO DA LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL 2025-01-27T15:34:53-03:00 Maria Geanne Moreira da Silva geannemsilva@gmail.com Larissa Maia de Sousa Nava larissamaiasnava@gmail.com <p>O presente estudo qualitativo, baseado em pesquisa bibliográfica, teve como objetivo refletir sobre o impacto da organização dos espaços impacta na aquisição da leitura e escrita na Educação Infantil, partindo da questão central: como a organização dos espaços impacta na aquisição da leitura e escrita na Educação Infantil? Por meio de uma seleção criteriosa de livros, artigos científicos e documentos normativos, buscou-se destacar a importância de um ambiente bem planejado para a promoção da autonomia e exploração das crianças. A partir da análise inferiu-se que a configuração intencional dos espaços e a escolha cuidadosa dos materiais estimularam a aprendizagem ativa e participativa. Além disso, evidencia-se que a qualidade das interações entre adultos e crianças foi essencial para potencializar o aprendizado, reforçando a necessidade de ambientes que promovam a exploração lúdica e a expressão criativa. A organização do espaço foi, portanto, entendida como um fator pedagógico crucial para o desenvolvimento das competências literárias na infância.</p> 2025-01-27T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Educação, Ensino e Interdisciplinalidade em foco https://revistas.aiamis.com.br/index.php/edeinfo/article/view/118 AUTOBIOGRAFIA: ESTUDO SOBRE A PEDAGOGIA AUTOBIOGRÁFICA COMO FORMAÇÃO DOCENTE 2025-01-27T15:42:56-03:00 Laisa Bibiano Nascimento laisabibiano14@gmail.com Luis Eduardo Torres Bedoya luchobedoya@unilab.edu.br <p>Este artigo, objetiva discutir a importância que a pedagogia autobiográfica tem no processo de formação docente. Isso porque o método autobiográfico, direciona a centralidade de estudos para os professores no eixo de debates de problemáticas e investigações educacionais escolares. A autobiografia é uma ciência que dá sentido a acontecimentos e experiências da vida, contemplando o indivíduo para um projeto de si, portando-se como possibilidade. A metodologia empregada é de natureza qualitativa através de estudos bibliográficos acerca de discussões que recorrem sobre a dimensão saber autobiográfico em três sentidos, sendo este como&nbsp; práxis humana educadora, a sua necessidade inserida na formação docente, como também se intensificando para um saber decolonial. Neste estudo foi possível entender que a autobiografia constitui um olhar para si e para o outro, resgatando memórias representativas de significados que podem ser ressignificados no processo de formação dos educadores para compreender a realidade e os processos educacionais.</p> 2025-01-27T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Educação, Ensino e Interdisciplinalidade em foco https://revistas.aiamis.com.br/index.php/edeinfo/article/view/119 PSICANÁLISE E CONFLITOS DE TERRA: UMA HISTÓRIA DO MST- CE 2025-01-27T15:58:21-03:00 Iara Fernandes Teixeira fernandesteixeiraiara@gmail.com karla Patrícia Holanda Martins kphm@uol.com <p>Este trabalho é um recorte da pesquisa de doutorado da autora a respeito da participação da comunidade no desenvolvimento emocional de crianças sem-terrinha do MST – CE nos anos 1990. O marco histórico de início do MST no Estado do Ceará se dá na ocupação ocorrida na madrugada de 25 de maio de 1989 nas Fazendas Reunidas São Joaquim, entre os municípios de Madalena e Quixeramobim. Nesse sentido, nosso objetivo é apresentar esse percurso histórico privilegiando os aspectos subjetivos nos conflitos por terra a partir da psicanálise. Nos valemos do método descritivo aplicado à pesquisa bibliográfica, mas lançamos sobre esse material bruto uma leitura analítica a partir de Freud e Eliane Domingues. Observamos então, que a relação do sujeito com a terra no meio rural pode ser extremamente idealizada e ufanista, embebida em sentidos teológicos e na vulnerabilidade produzida pela ausência do Estado.</p> 2025-01-27T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Educação, Ensino e Interdisciplinalidade em foco https://revistas.aiamis.com.br/index.php/edeinfo/article/view/120 O DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS PROFISSIONAIS: EXPERIÊNCIAS E APRENDIZADOS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO I 2025-01-27T16:05:19-03:00 Marianderson Paulo da Silva mariandersonpaulo@alu.uern.br <p>O estágio supervisionado é o período que os discentes desenvolvem noções e relações com a teoria e prática, é a etapa fundamental para a construção de uma identidade profissional, no qual o aluno tomará como suporte os conteúdos aprendidos em sala, permitindo que experiencie a realidade do ambiente de trabalho. Nesse sentido, o presente trabalho objetiva relatar a experiência obtida no estágio supervisionado I de pedagogia na educação infantil, dando ênfase na importância desse momento no processo de formação de um educador e em contribui para seu desenvolvimento enquanto graduando e futuro profissional. Desse modo, foi adotada a metodologia de pesquisa qualitativa para a realização de um estudo amplo da temática. O estágio, de maneira geral, configurou-se como uma parte essencial na jornada acadêmica, visto que possibilitou reflexões pertinentes no que se refere as práticas educativas realizadas.</p> 2025-01-27T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Educação, Ensino e Interdisciplinalidade em foco https://revistas.aiamis.com.br/index.php/edeinfo/article/view/121 INTERSECCIONALIDADE E FORMAÇÃO DOCENTE: REFLEXÕES DE UMA PROFESSORA NEGRA COM DEFICIÊNCIA 2025-01-27T16:14:17-03:00 Sara Vieira dos Santos sara911512@gmail.com Janaina Melques Fernandes janainamelques@hotmail.com Mariangela Camba mariangela.camba@unimes.br <p>O relato propõe discutir os conceitos de interseccionalidade e inclusão a partir de uma pesquisa qualitativa, que utiliza a narrativa autobiográfica da autora, uma mulher negra com deficiência. Tem a finalidade de expressar a relevância da interseccionalidade no processo de conscientização e formação docente e busca contribuir para a afirmação do capacitismo como uma dimensão da interseccionalidade. Por fim, demonstra a importância da leitura interseccional nos espaços e práticas educativas, bem como da atuação de professores PcDs para a proposição de uma educação efetivamente inclusiva.</p> 2025-01-27T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Educação, Ensino e Interdisciplinalidade em foco https://revistas.aiamis.com.br/index.php/edeinfo/article/view/122 FORMAÇÃO CONTINUADA PARA A ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS/AS: EXPERIÊNCIA DE CÍRCULOS DIALÓGICOS FREIRIANOS 2025-01-27T16:23:27-03:00 Milene Gonçalves Pereira milene.goncalves@urca.br Cícera Sineide Dantas Rodrigues sineide.rodrigues@urca.br Hugo Melo Rodrigues hugode@hotmail.com <p>A formação continuada de educadores/as para alfabetização de adultos/as é a temática central deste relato de experiência, constituído por um recorte de um projeto de extensão vinculado à Pró-reitoria de extensão da Universidade Regional do Cariri (PROEX-URCA), em parceria com a Associação Comunitária Amigos de Dom Bosco (ACADB), em Juazeiro do Norte-CE. O estudo objetiva relatar as principais experiências educativas vivenciadas na formação continuada de educadores/as caririenses sobre a alfabetização de adultos/as, primeira etapa do projeto de extensão. De base qualitativa, o estudo segue o método da pesquisa-ação, através, inicialmente, da realização de um curso de extensão, organizado em 08 (oito) círculos dialógicos, embasados na concepção freiriana de educação. A partir das experiências educativas desenvolvidas nos encontros com os/as educadores/as, constatou-se que a atividade extensiva repercutiu positivamente na formação dos participantes, contribuindo de algum modo, com a transformação individual e social, através da construção dialógica e coletiva de saberes.</p> 2025-01-27T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Educação, Ensino e Interdisciplinalidade em foco https://revistas.aiamis.com.br/index.php/edeinfo/article/view/123 ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURRICULAR EM EDUCAÇÃO FÍSICA: RELATOS DE UMA PRÁTICA ACADÊMICO 2025-01-27T16:31:06-03:00 Antonio Antunes Coimbra Araújo Pedrosa antunespedrosa1@gmail.com Ianny Lima de Queiroz dos Santos ianny.santos@ifce.edu.br Marina Cruz Macedo marinacruzmacedoprof@gmail.com <p>&nbsp;</p> <p>Nesse relato objetiva-se apresentar as experiências e aprendizagens obtidas durante o Estágio Curricular Supervisionado realizado em uma escola municipal da cidade de Caucaia-CE. A metodologia aplicada foi de abordagem qualitativa, em que&nbsp; utilizamos do método descritivo e o qual explana um relato de experiência. No estudo proposto discutir sobre a experiência com turmas de 6º e 7º ano, em que trouxeram perspectivas reflexivas acerca das atividades e suas abordagens, além dos desafios encontrados, como problemas com a infraestrutura, a interação com os alunos, implementação das aulas, adaptação do processo de observação para a regência e suporte do supervisor. Conclui-se que o período do estágio é de grande valia para a área de Educação Física e almejamos que outras escritas de relatos sobre o Estágio Curricular Supervisionado sejam propostas, no desejo que os graduandos possam se valer da escrita acadêmica e que estas possam auxiliar em suas práticas.</p> 2025-01-27T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Educação, Ensino e Interdisciplinalidade em foco https://revistas.aiamis.com.br/index.php/edeinfo/article/view/124 DOM CASMURRO EM PODCAST: PRODUÇÕES DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL 2025-01-27T16:36:42-03:00 Ângela Nascimento de Sousa angela.ns@discente.ufma.br Késsia Mileny de Paulo Moura kessia.moura@ufma.br <p>O ensino de língua Portuguesa passa por sérios desafios, uma vez que nem sempre desperta o interesse dos alunos, principalmente quando envolve a leitura e produção textual. O presente trabalho visa relatar a experiência de (re)leituras da obra Dom Casmurro por meio do recurso midiático <em>podcast</em>, desenvolvida junto a uma turma de oitavo ano do ensino fundamental, de uma escola da rede pública de um município do interior do Maranhão, com vistas a identificar as contribuições das mídias no fomento às aulas. Trata-se de uma pesquisa-ação, utilizando também como instrumento de geração de dados uma roda de conversa com os participantes das atividades. Por meio deste trabalho, foi possível perceber que os discentes demonstraram entusiasmo com a leitura do clássico de Machado de Assis, que nos faz concluir que a proposta trouxe potencial ao trabalho em sala de aula com o clássico da literatura.</p> <p>&nbsp;</p> 2025-01-27T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Educação, Ensino e Interdisciplinalidade em foco https://revistas.aiamis.com.br/index.php/edeinfo/article/view/125 CULTURA AFRO-BRASILEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ATIVIDADES COM AS BONECAS ABAYOMI 2025-01-27T16:43:00-03:00 Nathalie Santana Andrade Haussler lie_andrade@hotmail.com Selma Gomes da Silva selma@unifap.br <p>Este relato de experiência aborda a inclusão da história e cultura afro-brasileira no currículo da Educação Infantil. A Lei nº 10.639/2003 estabeleceu a obrigatoriedade de ensinar a “História e Cultura Afro-Brasileira” nas escolas, favorecendo a discussão de temas sensíveis, como o racismo. Evidencia-se a relevância dessa lei para a Educação Infantil. Embora a legislação não especifique sua aplicabilidade nessa etapa de ensino, é essencial que os professores promovam a integração desse conhecimento nas atividades junto às crianças. A experiência em questão trata da confecção de bonecas Abayomi, símbolos da cultura africana, visando desenvolver habilidades alinhadas à Base Nacional Comum Curricular, além de promover diálogos sobre história, identidade e diversidade. Os resultados validam a possibilidade da implementação da citada lei nas atividades em sala de aula e evidenciam como as bonecas Abayomi contribuem para o desenvolvimento de habilidades e para a valorização da cultura afro-brasileira na Educação Infantil.</p> 2025-01-27T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Educação, Ensino e Interdisciplinalidade em foco https://revistas.aiamis.com.br/index.php/edeinfo/article/view/126 ATUALIDADE NO ENSINO DE FUNÇÕES: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA 2025-01-27T16:48:30-03:00 Matheus Kinceski Pires matheus_k00@hotmail.com Tania Teresinha Bruns Zimer taniatbz@ufpr.br <p>Este artigo explora a aprendizagem de alunos sobre função afim e função quadrática em pesquisas que já foram realizadas em turmas do 9º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Utilizou-se como metodologia a revisão sistemática e análise à luz de Shulman (1986). O trabalho reflete sobre estratégias de ensino dessas funções, tomando como motivação a experiência prática de um dos autores da pesquisa em tela, exercido em uma turma de reforço, onde se utilizou o software Geogebra para estimular o interesse dos alunos pelo conteúdo. A pesquisa, de caráter qualitativo e quantitativo, visa analisar artigos do Encontro Nacional de Educação Matemática das edições XII (2016), XIII (2019) e XIV (2022). Objetivou-se analisar como os conteúdos de função afim e de função quadrática são ensinados atualmente. Revelou-se uma diversidade de abordagens, com efeitos em aspectos emocionais, e ausência de um referencial teórico dominante.</p> 2025-01-27T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Educação, Ensino e Interdisciplinalidade em foco